CANCER DE MAMA – TODO CUIDADO É POUCO

“ Contra o câncer de mama ou de qualquer outra região

SE TOQUE, mas não somente fisicamente, se toque que você precisa cuidar do corpo, das emoções e dos aspectos ancestrais.

O Câncer de Mama não é restrito apenas as mulheres, pois os “HOMENS” também tem, é Raro, mas acontece!!!

PREVENIR É MELHOR QUE REMEDIAR!

O COMBUSTÍVEL IDEAL PARA VEÍCULOS EXPOSTOS A BAIXAS TEMPERATURAS

POR QUE É TÃO IMPORTANTE PROTEGER SEU MOTOR NO FRIO?

Durante o inverno, as baixas temperaturas como as registradas na região sul do Brasil, cristalizam a parafina presente no diesel, podendo gerar falhas na ignição do veículo e queda na potência do motor. Para garantir a melhor eficiência e segurança do seu veículo, desenvolvemos o Petrobras Diesel Inverno. Um combustível mais resistente a baixas temperaturas, que atua na redução do Ponto de Entupimento de Filtro a Frio (PEFF) e assegura o desempenho dos motores ciclo diesel até – 10°C. O Petrobras Diesel Inverno estará disponível para nossos clientes nas modalidades S10 e S500 entre os meses de junho e setembro.

Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ) - Diesel Inverno S10 Ficha de Segurança S10 Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ) - Diesel Inverno S500 Ficha de Segurança S500

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO PETROBRAS DIESEL INVERNO

  • Protege os motores submetidos a temperaturas até -10°C
  • Reduz entupimento dos filtros
  • Diminui os riscos de falha na ignição do veículo
  • Reduz os custos de manutenção
  • Formulado para atender à adição obrigatória de biodiesel

SOLICITE AGORA

Se você já possui acesso ao Canal de Negócios, faça sua solicitação aqui.

Se quiser se tornar um cliente, preencha o cadastro abaixo e entraremos em contato.

*Campos obrigatórios.


FIQUE ATENTO!

O Petrobras Diesel Inverno foi desenvolvido para melhorar a eficiência dos veículos submetidos a temperaturas abaixo de 0°C e não requer nenhuma aditivação complementar.

OPERAÇÃO LAVA JATO

Para continuar seguido em frente, a PETROBRÁS, está empenhada em esclarecer os fatos e superar os obstáculos com trabalho e resultados.

Clique aqui e saiba tudo:Banner CPI

ECONOMIA DE COMBUSTIVEL

  • Na partida, não se deve aquecer o motor com o carro parado.
  • É melhor começar a andar devagar, ir acelerando progressivamente sem exigir grande potência do motor nos primeiros metros.
  • No trânsito, mantenha-se o máximo possível nas marchas mais altas sem, no entanto, forçar o motor e deixá-lo dar trancos.
  • Ande em velocidade regular, sem grandes freadas ou acelerações repentinas (que consomem muito combustível).
  • Em alta velocidade (em alguns motores entre 100 e 130km/h) o consumo aumenta 25%.
  • É fundamental verificar pelo menos uma vez por ano os elementos essenciais, afinação do motor, troca de filtros (um filtro sujo diminui o rendimento do motor), etc.
  • Se o motor tiver velas que já não funcionam bem, desregulagem no sistema de injeção de combustível ou mau funcionamento na exaustão de gases, você estará jogando fora 15% ou mais de seu combustível.
  • Se os pneus estiverem abaixo de sua calibragem recomendada pelo fabricante, eles trarão mais resistência para rodar e você estará perdendo (além dos pneus) 5% do combustível. Se as rodas estiverem fora de alinhamento, você estará perdendo (além dos pneus) pelo menos 2% do combustível.

Obs: arrancadas fortes e grandes freadas: fazer um esforço desnecessário para chegar a uma velocidade que não será aproveitada exigindo logo a seguir outro esforço ainda maior de freada, é o mais puro desperdício de combustível.

Com o movimento dos caminhoneiros, muitos motoristas ficaram com o tanque de seu veículo na reserva ou completamente sem combustível. Todos tentaram aproveitar ao máximo o que tinham no momento, já que os postos ficaram mais de uma semana sem ser abastecidos e os ônibus tiveram a sua frota reduzida. Mas você chegou a pensar nos problemas que essa atitude pode trazer ao seu automóvel?
Segundo especialistas do assunto, rodar com o tanque na reserva, deixar sem nenhum combustível ou muito tempo parado, traz inúmeros prejuízos ao veículo.

Confira alguns esclarecimentos e dicas:
– Não deixar a gasolina acabar
O ideal é completar o tanque sempre que chegar em ¼ – em greve ou não – é importante manter essa atenção. Isso porque a bomba de combustível é lubrificada por ele e na falta pode (sim!) queimar, além de pegar as impurezas do fundo do tanque, agravando ainda mais esse fator. Quando isso acontece, só resta ao proprietário deixar o seu carro em uma oficina, o que gerará um gasto desnecessário, na faixa, de R$ 350 – um carro flex popular – mais a mão de obra.
Normalmente uma bomba de combustível dura entre 80.000 a 100.000 km, mas isso quando é realizada a manutenção preventiva, que inclui a troca do pré filtro, do filtro de linha e abastecendo com combustível de qualidade.
– Abasteça sempre com combustível de qualidade
Quando o motorista abastece o seu veículo em um posto sem bandeira é roubada, pois – na maioria das vezes – o combustível não é de qualidade e, consequentemente, trará diversos problemas como, por exemplo, danificar a bomba de combustível, o bico injetor, as velas e o catalisador do motor. Em apenas 5 km rodados com o combustível adulterado, o carro começa a apresentar problemas como falha no motor, não ligar quando estiver estacionado e perder a força, exatamente porque o combustível não queima como é preciso. A longo prazo, pode até danificar o motor num todo.
– Não deixe o seu veículo sem ligar por longos períodos
Você sabia que a gasolina comum tem prazo de validade quando está no tanque? Isso mesmo! Ela dura 3 meses e então vai perdendo a função de queimar corretamente. Por isso, para pessoas que viajam e ficam longos períodos fora de casa, é recomendado abastecer – tanto o tanque quanto o reservatório de partida a frio com gasolina de alta octanagem. Simplificando, para que possam entender melhor, a gasolina quando fica velha e seca forma um “verniz”, podendo danificar o sensor de nível, as sondas lambdas, travar a bomba de combustível, o solenoide de partida frio e os bicos injetores.
Mesmo longos períodos viajando, é importante deixar a chave do seu veículo com alguém de confiança para ligá-lo uma vez por semana, pelo menos, exatamente para que todo o seu sistema possa ser “alimentado” corretamente.
Curiosidades
– Quando você abastece o seu carro com álcool, o filtro de combustível dura, 15.000 km, enquanto com gasolina 30.000 km. Isso porque o álcool contém uma porcentagem maior de água, o que obstrui a peça.
– Quando o combustível é de qualidade e queima bem, dura mais no tanque porque o motor funciona corretamente.

                                                         PNEUS

  • Para conseguir uma boa performance dos pneus é necessário observar frequentemente (pelo menos uma vez ao mês) e sistematicamente antes de longas viagens sem esquecer o pneu reserva, se a calibragem está correta. Estas verificações devem ser feitas com os pneus frios porque a pressão aumenta com a rodagem.
  • Fazer o rodízio dos pneus a cada 10.000km.
  • O desgaste nas bordas pode ser causado por falta de pressão ou a calibragem está abaixo da pressão recomendada pelo fabricante ou desalinhamento.
  • Solução: Calibragem correta.
  • O desgaste no centro geralmente indica que o pneu esta super cheio.
  • A calibragem esta acima da recomendada pelo fabricante. Às vezes as pessoas desconfiam que um pneu esta vazando um pouquinho e para compensar aumentam a calibragem, o que é muito ruim.
  • Solução: Calibragem correta.
  • As vibrações (chime) que são sentidas no volante acima de uma determinada velocidade requerem atenção. Além de muito perigoso, acontece por falta de balanceamento ou outro problema que leva a roda a trabalhar de maneira desigual. Além de acabar deformando definitivamente os pneus, leva a perda de controle do veiculo e outros prejuízos na suspensão.
  • Solução: balanceamento e exame dos componentes da roda.

MITOS SOBRE ÓLEO

QUANDO EU DEVO COMPLETAR O NÍVEL DE ÓLEO?
Com o uso do carro, o nível do óleo baixa um pouco devido ás folgas do motor e à queima parcial na câmara de combustão. Assim, enquanto não chega a hora de trocar o óleo, devemos ir completando o nível.

ESCUTO DIZER QUE ÓLEO BOM É AQUELE QUE NÃO BAIXA O NÍVEL E NÃO PRECISA DE REPOSIÇÃO, ISTO É VERDADE?
Não. A boa lubrificação é aquela em que o óleo lubrifica até o anel do pistão mais próximo da câmara de combustão onde esse óleo é parcialmente queimado, sendo consumido. É normal um consumo de meio litro de óleo a cada mil quilômetros rodados com o carro de passeio, mas cada fabricante de motor especifica um consumo normal para seu motor, de acordo com o projeto. É bom ressaltar que carro novo consome óleo.

O ÓLEO MAIS ESCURO É TAMBÉM MAIS GROSSO?
Este é outro conceito errado. O óleo mais claro pode ser mais viscoso (grosso) do que um óleo escuro e vice-versa.

É VERDADE QUE O MOTOR DEVE ESTAR QUENTE NA HORA DA TROCA DE ÓLEO?
Sim, porque quando o óleo está quente, ele fica mais fino e tem mais facilidade de escorrer.

QUANTO TEMPO DEVO ESPERAR PARA MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO?
É importante que se espere pelo menos 5 minutos após o motor ter sido desligado para se medir o nível do óleo. Isto porque neste tempo o óleo vem descendo das partes mais altas do motor para o cárter e assim podemos ter a medida real do volume de óleo

POSSO MISTURAR PRODUTOS DE MARCAS DIFERENTES?
Em princípio os óleos automotivos existentes no mercado são compatíveis entre si, não apresentando problemas quanto a misturas, desde que, se tome cuidado de misturar produtos de mesmo nível de desempenho API e de mesma faixa de viscosidade SAE. No entanto, a melhor alternativa ainda é evitar estas misturas, sempre que possível, de forma a permitir o melhor desempenho do óleo utilizado.

ADITIVOS

Adicionado a água destilada nas devidas proporções forma o líquido de arrefecimento. Ele altera as propriedades fundamentais da água para que o líquido desempenhe as necessidades do sistema. Mas quais são essas necessidades? Suportar altas temperaturas sem evaporar, suportar baixas temperaturas sem congelar, impedir que a corrosão ataque as peças em contato com o líquido e evitar acúmulo de incrustações que podem vir a entupir o sistema causando o superaquecimento.

Composto de etilenoglicol ou propilenoglicol o líquido de arrefecimento possui prazo para troca de um ano dependendo da marca do veículo. Esse prazo é estipulado pelo fato do aditivo ter ação detergente para impedir o acúmulo de sujeira, logo essa sujeira é arrastada pelo líquido e mantida em suspensão, por isso muitas vezes o aditivo perde a sua coloração.

O líquido de arrefecimento circula sob pressão da bomba de água pelo bloco do motor trocando de calor com as camisas(cilindros.) e circulando por mangueiras que o conduzem ao radiador, onde novamente o líquido de arrefecimento trocará de calor, só que desta vez com o ar e então retornando ao bloco do motor. Atente a indicação do fabricante quanto a sua proporção, use sempre o indicado no manual do proprietário do veículo, muito a mais ou muito a menos pode prejudicar o motor, pois a água e o aditivo possuem cada um o próprio ph, e ao combina-los forma o líquido de arrefecimento com ph neutro. Se um desses componentes estiver em maior quantidade, ou seja, o fluído se tornará ácido ou básico irá atacar o motor causando corrosão.

Nota: Nunca complete o nível do líquido até a boca do reservatório, complete até a indicação do fabricante no reservatório. O nível do líquido não é para baixar, se você percebe que o nível diminui discretamente é por que o sistema possui algum vazamento que não está sendo notado.

Bateria

  • Se você vai deixar seu carro parado por mais de um mês é aconselhável desligar os dois cabos da bateria.
  • Não desligar os terminais com o motor funcionando.
  • Não recarregar a bateria sem desligar os terminais.
  • Carregar a bateria com um carregador.
  • Desligar a bateria começando pelo terminal (-).
  • Ao voltar a ligar começar pelo terminal (+).
  • Verificar que os terminais da bateria e as respectivas braçadeiras estão limpos. Se estiverem com uma massa branca ou esverdeada, é importante limpá-los.
  • A alimentação elétrica permanente é necessária para abastecer os sistemas eletrônicos.
  • Depois de ter desligado e religado a bateria, ligue a chave e espere 15/20 segundos antes de virar o motor de arranque.

Palhetas do Limpador Rangendo??

O ranger incômodo das palhetas do limpador de para-brisas é capaz de tornar todas as viagens de carro durante a chuva em experiências dolorosas. Normalmente, o barulho é causado pela sujeira; ou seja, nada que uma boa limpeza não resolva. Se a limpeza não adiantar de nada, existem algumas técnicas alternativas que podem ajudar. Caso as palhetas estejam tortas ou caindo aos pedaços, o ideal é substituí-las o quanto antes.

1- Remova o acúmulo de sujeira das palhetas. Levante-as, de modo que fiquem longe do vidro. Umedeça uma folha de papel-toalha com água morna e sabão ou álcool isopropílico e esfregue-o sobre as palhetas até que ela saia limpa. Limpe tanto o braço articulado quanto a dobradiça. O acúmulo de sujeira e detritos nas dobradiças pode causar enrijecimento, contribuindo para o ranger. Em casos de sujeira extrema, use várias folhas de papel-toalha. Se o papel for muito fininho, dobre-o antes de usar ou substitua-o por um paninho. Caso as palhetas não mantenham a posição quando levantadas, puxe uma por uma e segure-a na posição vertical. Limpe com a mão livre.

2 – Limpe o para-brisa com um produto próprio para vidro. Cubra a superfície com uma quantidade generosa de produto de limpeza de vidro sem amônia. Em seguida, esfregue o para-brisa com um paninho de microfibra, com movimentos verticais.  Na falta de um produto de limpeza de vidros, borrife vinagre branco na superfície. Tome cuidado para que o vinagre não toque nas fuselagem do carro. Os produtos à base de amônia podem danificar a aplicação de insulfilm no vidro e degradar o plástico. Use apenas produtos sem amônia no seu carro.

3 – Limpe o para-brisa com bicarbonato de sódio caso ele esteja muito sujo. Espalhe uma quantidade generosa de bicarbonato de sódio sobre um paninho umedecido para uma limpeza ainda mais forte. Esfregue bem no vidro, com movimentos verticais.

4 –Controle o ranger no momento usando lencinhos com álcool.  

Se as palhetas começarem a ranger do nada, quando você estiver dirigindo, é pouco provável que você tenha o luxo de carregar produtos de limpeza no veículo. Para resolver a situação em uma emergência, leve um kit com lencinhos umedecidos com álcool no porta-luvas. Encoste o carro e limpe as palhetas com os lencinhos.

Resolvendo as causas comuns do ranger

1- Recarregue o fluído limpador de para-brisa. Às vezes, as palhetas travam e rangem pela falta de umidade suficiente no para-brisa. Cheque os níveis do fluído de limpeza e recarregue o compartimento quando necessário. Assim, você poderá umedecer o vidro sempre que as palhetas começarem a dar problema.

2 –Ajuste o posicionamento das palhetas, quando necessário. Elas são projetadas para seguir o movimento do braço articulado. Se elas estiverem duras demais e não seguirem o braço corretamente, torça-o levemente para aliviar a rigidez. As palhetas apertadas demais não conseguirão alternar o trajeto de vaivém por trás do braço articulado suavemente, o que causa o ranger.  As palhetas não devem parecer “afundar” contra o para-brisa e nem permanecer verticalmente conforme limpam o vidro.

3 – Amoleça a borracha. A rigidez também é capaz de causar o ranger incômodo. As palhetas novas podem ser duras demais, ao mesmo tempo em que as com bastante uso podem endurecer por conta da exposição aos elementos do ar. Para evitar problemas, substitua as palhetas uma vez por ano e amoleça as novas utilizando: Limpador de pneus. Aplique uma quantidade generosa do produto em uma toalha de papel e, com movimentos circulares, esfregue sobre a borracha da palheta. Álcool isopropílico. Umedeça uma toalha de papel com o álcool e esfregue-o sobre a palheta suavemente. Óleo de penetração. Borrife um pouco do produto em uma toalha de papel e aplique-o sobre a palheta. Passe uma folha limpa sobre as palhetas para remover o excesso. Não repita o procedimento com frequência, pois o óleo de penetração pode acabar ressecando a borracha.

4 – Ajuste o encaixe. O excesso ou a falta de tensão entre o vidro e as palhetas pode ser a causa do barulho incômodo. Cheque, portanto, o encaixe as palhetas para ver se a rosca está apertada adequadamente. Você provavelmente precisará de uma chave inglesa para apertar ou afrouxar o encaixe. Faça alguns testes para descobrir o quanto precisa apertar ou afrouxar o encaixe. Normalmente, as palhetas precisam ficar firmes, mas soltas o suficiente para se movimentar pelo vidro com tranquilidade.

5 – Retire as películas que causam fricção. Alguns protetores automotivos comuns, como insulfilm e cera, podem causar o ranger das palhetas. Remota o produto para eliminar o barulho polindo o veículo.  A película residual liberada por alguns produtos automotivos pode aumentar a fricção entre as palhetas e o para-brisa, causando o ranger.

Se encontrar uma palheta perfeita, memorize o nome da marca e o tipo dela. Assim, você evita o sufoco caso precise fazer a troca novamente.

Avisos

Nunca coloque detergente no compartimento de fluído de limpeza de para-brisa. Os rangidos podem acabar aumentando.

Se você mora em uma região onde neva e o vidro congela, não use o limpador de para-brisa.

Não encere o para-brisa, pois a superfície dele ficará escorregadia, o que o impedirá de ver a estrada sob condições extremas de chuva.

Quando estiver chovendo, tome cuidado com as poças de água. Se a água suja for jogada sobre o vidro, as palhetas provavelmente começarão a ranger.

O procedimento de troca das palhetas pode precisar de um pouco de tentativa e erro. Cada modelo de carro tem um tipo diferente de palheta.

VAI VIAJAR??

> Antes de sair, verifique as condições do carro.

Uma boa revisão garante maior segurança para o motorista e ocupantes do veículo.

> Observe os documentos, extintor (se não está vencido), triângulo, buzina, freios, faróis, pisca-pisca, luzes de placa e posição, combustível, nível do óleo, água do radiador e bateria e ajuste os cintos de segurança.

> Você pode se livrar de pesadas multas, perder pontos, transtornos e riscos de acidentes.

> Quem dirige não pode fumar ou usar o celular porque é proibido dirigir com uma só mão.

> Não ultrapasse a velocidade máxima permitida e sempre circule pela direita da via, deixando a faixa esquerda para ultrapassagem.

> Em situações de chuva, neblina e cerração, redobre sua atenção! Verifique sempre, antes de sair, se os passageiros estão usando o cinto de segurança.

> O uso de cinto de segurança é obrigatório não só nas estradas, mas, também dentro da cidade e para todos os ocupantes do veículo.

> Não viaje a noite com os vidros de seu veículo totalmente fechados.

> Nunca dirija cansado, com sono e muito menos depois de beber.

> Respeite o ciclista e o motociclista. Lembre-se que o veículo menor sempre tem a preferência. Tenha cuidado com as armadilhas de assaltantes.

> Se observar algo estranho nas rodovias como pessoas mal intencionadas, avise ao primeiro posto policial que avistar.

> O carro bateu? Capotou? O seguro declarou que a perda foi total?

> O carro não pode ser mais consertado e não poderá ter o chassi reaproveitado.

> Não deixe viajar em seu veículo mais pessoas que o que consta no documento.

> Mantenha distância segura do veículo que vai a sua frente, evitando freadas bruscas.

> Pare gradativamente.

> Seja rígido com seus ocupantes. Não deixe jogar pelas janelas latas de bebidas, garrafas, papéis e lixo.

> Somente a via original da Carteira Nacional de Habilitação e da permissão para dirigir é que terão validade para a condução do veículo.

> Quem tem o hábito de carregar cópias autenticadas deve abandonar este costume.

> Não dirija embriagado. Além de causar acidentes, você obterá uma infração gravíssima, estando sujeito a multas e pena de detenção de seis meses a três anos. Fique atento à conservação de seu carro.

> Dirigir veículo em mau estado de conservação dá multa e perde pontos.

> Nunca dirija com o braço de fora.

> Qualquer alteração nas características do carro só poderá ser feita com autorização do Detran.

> Não dirija com calçado que não se firme nos pés. Ex: sandália. Na faixa, dê sempre preferência ao pedestre.

> Tenha cuidado especial com crianças, pessoas idosas e portadores de necessidades especiais, pois muitas vezes eles não estão em condições de avaliar e superar os perigos no trânsito.

> Observe, pelo seu documento, se o exame de saúde não está vencido.

> As velocidades aumentaram, mas é preciso prestar muita atenção. Se tiver uma placa, fica valendo a velocidade que a mesma indicar.

7 descobertas da ciência que aconteceram por acaso 

O micro-ondas surgiu após uma barra de chocolate derreter acidentalmente em um bolso. Já o pneu só existe porque um pedaço de borracha foi exposto sem querer ao calor, e o velcro só foi possível após pequenas plantas grudarem na roupa de alguém que decidiu sair para caçar. “Os acasos são tão frequentes que mudam a história de um jogo, de um campeonato e das nossas vidas”, costuma dizer o médico, escritor e ex-jogador da seleção Tostão, campeão mundial em 1970 ao lado de Pelé. Como no futebol, em que jogadas imprevisíveis podem alterar o placar, algumas das grandes invenções da humanidade também foram casuais, quase por sorte. Listamos algumas delas:

1. UMA PEQUENA VIAGEM RADIOATIVA

Em 1895, o físico alemão Wilhelm Röntgen cobriu com papel preto um tubo de vidro onde eram realizados experimentos com corrente elétrica e observou uma fluorescência sobre uma tela que estava do outro lado da sala. Para ele, uma radiação desconhecida havia viajado pelo ambiente, causando o brilho. Essa radiação, como notou depois, atravessava livros, metais e até partes do corpo. Assim, testou a radiação na mão de sua mulher usando uma chapa fotográfica e produziu a primeira imagem de raio-X da história. Pela descoberta, o cientista recebeu o primeiro Nobel de Física, em 1901.

2. ELE SÓ QUERIA OUVIR O SOM DO CORAÇÃO

A ideia inicial de Wilson Greatbatch, professor assistente de engenharia elétrica de uma universidade nos Estados Unidos, era criar um aparelho que gravasse o som das batidas do coração. Por engano, ao encaixar um resistor de tamanho maior no experimento, inventou um equipamento que emitia pulsos elétricos intermitentes, mimetizando o coração. Estava criado, em 1958, o marca-passo. Dois anos depois, o dispositivo foi parar no peito de um paciente e, até hoje, é um grande aliado das pessoas com problemas cardíacos.

3. UM CHOCOLATE DERRETIDO MUDOU A FORMA DE COZINHAR

Ao se dar conta de que uma barra de chocolate havia derretido em seu bolso, Percy Spencer, então gerente de uma empresa de equipamentos de uso militar nos Estados Unidos, descobriu, em 1946, a lógica do micro-ondas. O doce amolecera porque Spencer ficou parado próximo a um magnetron, dispositivo usado no desenvolvimento de radares. As ondas eletromagnéticas de alta frequência fizeram as moléculas do doce vibrar e gerar calor por dentro.

4. A SORTE DE UM INVENTOR DESASTRADO

O inventor Charles Goodyear não era exatamente um “mão de alface”, mas, graças a um deslize, ele entrou para a história. Em 1839, quando fazia experimentos com enxofre, deixou um pedaço de borracha cair sobre um fogão escaldante. Ao limpar o local onde o material havia caído, Goodyear percebeu que, em vez de derreter, a borracha tinha ficado chamuscada como couro e parte dela estava ressecada. O segredo, percebeu, estava em acrescentar calor em sua fórmula para fabricar um produto impermeável e resistente às variações climáticas. Estava criada a borracha vulcanizada, que conquistou os fabricantes de pneus.

5. UM PASSEIO GRUDENTO

Em 1941, o engenheiro suíço George de Mestral saiu para caçar e notou que sua calça estava coberta por carrapichos de uma planta. Curioso, colocou o vegetal no microscópio e percebeu milhares de minúsculos ganchos que, eficientemente, agarravam em qualquer tecido. A técnica poderia ser utilizada em tecidos sintéticos, pensou, exercendo as mesmas funções dos botões e dos zíperes. Surgia, assim, o velcro, cujo nome é uma combinação das palavras “velvet” (veludo) e “crochet” (crochê).

 
À esquerda, as garras de um carrapicho semelhante ao que George viu em seu microscópio. À direita, o detalhe de um velcro

6. TIRANDO O PÓ DO EQUIPAMENTO

O químico norte-americano Roy Plunkett usava um cilindro durante uma pesquisa com fluidos refrigerantes, em 1938, quando o fluxo de gás emperrou dentro do equipamento. Para identificar o problema, desmontou o cilindro e encontrou dentro dele um pó branco. Era o politetrafluoretileno, que ganharia o nome comercial de teflon. O material, considerado o menos aderente que existe na Terra, seria usado depois nas indústrias aeroespacial, de comunicações e, para a bênção dos cozinheiros, nas panelas.

7. SALVANDO UMA GOROROBA

Em uma tentativa frustrada de fazer cereal para pacientes de um hospital de Michigan, nos Estados Unidos, Will Keith Kellogg e seu irmão John Harvey Kellogg deixaram um pote de trigo cozinhando durante uma noite inteira de 1898. No dia seguinte, amassaram o trigo e perceberam que flocos tinham se formado. Deixaram secar e os serviram. Mais tarde, descobriram que o invento ficava mais saboroso se feito de milho. O sucesso foi tanto que ex-pacientes começaram a pedir o produto pelos correios, e os irmãos decidiram, então, abrir uma empresa para vender cereais matinais.