FIQUE DE OLHO NO COMBUSTÍVEL

De Olho no Combustível

O programa dos postos Petrobras que garante a qualidade do combustível do seu veículo

O programa “De Olho no Combustível” foi desenvolvido para comprovar a qualidade dos combustíveis comercializados nos Postos Petrobras. Desde 1996, o programa percorre nossos postos com laboratórios móveis, realizando análises de combustíveis em campo, além de capacitar os responsáveis não só pela comercialização dos produtos, mas também pelo recebimento, manuseio e armazenagem dos combustíveis.  Quando for abastecer, fique de olho no selo e abasteça com tranquilidade. Ele é a garantia de que a tecnologia Petrobras está chegando com qualidade no seu carro.

SOBRE O PROGRAMA

Exclusivo dos postos Petrobras, o “De Olho no Combustível” é o mais completo programa de qualidade que inclui 6 (seis) requisitos para a certificação dos postos de serviços Petrobras. Nos últimos anos, o mercado de distribuição de combustíveis no Brasil tem vivido momentos bastante conturbados. A luta por melhores preços provocou o aparecimento de combustíveis adulterados nos postos, que são vendidos ao consumidor final por preços muito baixos, causando diversos prejuízos aos veículos. Para reverter esta situação, lançamos em 1996 o programa “De Olho no Combustível”, com o objetivo de comprovar a qualidade do combustível Petrobras, e sensibilizar tanto o consumidor final, mostrando o problema da adulteração e seus prejuízos, como o revendedor, estimulando os parceiros fiéis e promovendo novas adesões.

Ao contrário dos programas de qualidade de outras distribuidoras, o “De Olho no Combustível” cuida não só da realização em campo de testes na gasolina, óleo diesel e álcool comercializados nos postos Petrobras, mas também do treinamento dos responsáveis pelos serviços de armazenagem e recebimento do combustível, devolução de produtos, além da limpeza de filtros.

Por meio do programa “De Olho no Combustível”, estamos constantemente verificando a qualidade dos combustíveis comercializados nos nossos postos e se os procedimentos gerais exigidos pela companhia estão sendo seguidos nesses estabelecimentos. O programa “De Olho no Combustível” percorre os postos Petrobras com laboratórios móveis da qualidade realizando análises de combustíveis em campo e capacitando os responsáveis pela comercialização dos produtos, quanto ao recebimento, manuseio e armazenagem dos combustíveis.

São certificados os postos que, após várias visitas do Laboratório móvel, vêm mantendo os requisitos necessários para a certificação. Esses postos são rigorosamente acompanhados para que o consumidor tenha segurança e confiabilidade ao abastecer seu veículo.

Para um posto Petrobras ser participante do programa “De Olho no Combustível”, ele precisa atender a requisitos que garantam que o produto que sai das bases de distribuição da Petrobras chegue inalterado ao veículo do consumidor.

Estes requisitos são:

  • Estar com todos os combustíveis especificados, conforme padrões da ANP
  • Não possuir água em cada um dos tanques de gasolina e diesel
  • Comprovar a origem dos combustíveis comercializados através das três últimas notas fiscais de gasolinas, diesel e etanol; do LMC e onde aplicável, dos resultados do processo de marcação
  • Apresentar todos os filtros limpos, inclusive os reservatórios, e em perfeito funcionamento
  • Possuir kit completo para testes dos produtos no ato do recebimento do CT, ou quando solicitado pelo consumidor
  • Não comercializar lubrificantes de outras marcas. Somente Lubrax

Os postos participantes do “De Olho no Combustível” possuem uma flâmula (galhardete) na cobertura das bombas de abastecimento com a identificação do programa. Alguns postos possuem também uma faixa de preço contendo a logomarca do programa. O consumidor pode solicitar também, nos postos, o certificado de qualidade que contém o laudo do técnico responsável pelas análises dos combustíveis comercializados no estabelecimento.


Suporte Técnico

Amostras são coletadas nos postos e enviadas a laboratórios das refinarias e do Centro de Pesquisas da Petrobras – CENPES, que estão equipados com modernos recursos técnicos mundiais para uma análise mais completa da qualidade do produto. Para mais informações, fale com a nossa central de atendimento.

Entre em Contato

Gasolina

As gasolinas automotivas são os combustíveis mais familiares ao público Brasileiro, utilizadas em veículos leves para uso particular e para transporte de passageiros e de cargas, atendendo as necessidades dos consumidores e as mais avançadas tecnologias em motores e combustão.

A Petrobras produz e comercializa gasolinas para o mercado de distribuição de combustíveis conforme as especificações da Agência Nacional de Petróleo e Biocombustíveis (ANP).

 Saiba mais

 Perguntas mais frequentes

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail sac@petrobras.com.br ou pelo telefone 0800 728 9001.

Estes produtos atendem às especificações da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), próprias para o mercado brasileiro, com diferentes equivalências para os demais países.

Conheça nossos
produtos automotivos

Gasolina Petrobras Podium – A mais avançada tecnologia em combustíveis

A Gasolina Petrobras Podium, de alta performance, tem octanagem média de 97 unidades, medida pelo índice antidetonante (IAD), e até 30 mg/kg (ou ppm) de teor de enxofre. É a mais alta octanagem do mundo, superior às gasolinas super-premium européias, sendo comercializada exclusivamente em postos Petrobras.

A Gasolina Petrobras Podium é um combustível com ultra baixo teor de enxofre (UBTE), proporcionando menor impacto ambiental aos veículos atualmente em circulação e desde 2002 já era adequada às tecnologias de controle de emissões que serão introduzidas progressivamente nos veículos novos produzidos a partir de 2014. Mantém a eficiência energética do motor, evitando a formação de depósitos, além de aumentar a vida útil do lubrificante, reduzindo os custos de manutenção do veículo.

Qualquer veículo pode usufruir do desempenho insuperável da Gasolina Petrobras Podium, sobretudo os motores com alta taxa de compressão, com melhor aproveitamento da potência projetada, permitindo retomada de velocidade em menor tempo, o que garante ultrapassagens mais seguras.

O desenvolvimento da Gasolina Petrobras Podium seguiu os mesmos padrões tecnológicos utilizados pela Petrobras na elaboração de combustíveis para as pistas de corrida.

CONHEÇA MAIS SOBRE A GASOLINA PODIUM

Gasolina Premium

A Gasolina Premium tem octanagem mínima de 91 unidades, medida pelo índice antidetonante (IAD), e até 50 mg/kg (ou ppm) de teor de enxofre.

É a Gasolina Premium da Petrobras com ultra baixo teor de enxofre (UBTE ou S-50), proporcionando os mesmos benefícios da Gasolina Comum UBTE, com desempenho adequado aos veículos com alta taxa de compressão.

Gasolina Petrobras Grid

Maior desempenho. Máxima eficiência

A Gasolina aditivada Petrobras Grid possui coloração esverdeada e a mesma octanagem da gasolina comum, 87 unidades, medida pelo índice antidetonante (IAD). É um combustível com ultra baixo teor de enxofre (UBTE ou S-50), com até 50 mg/kg (ou ppm).

Sua composição contém aditivos redutores de atrito, que reduzem o desgaste das peças, além de detergentes e dispersantes que garantem maior desempenho e máxima eficiência.

CONHEÇA MAIS SOBRE A GASOLINA GRID

Gasolina Comum

A Gasolina Comum possui octanagem mínima de 87 unidades, medida pelo índice antidetonante (IAD), e até 50 mg/kg (ou ppm) de teor de enxofre. É um combustível com ultra baixo teor de enxofre (UBTE ou S-50), desenvolvida para permitir a introdução de veículos com novas tecnologias em controle de emissões atmosféricas, e já reduz as emissões de gases no escapamento nos motores atuais de última geração.

Proporciona ainda para todos os motores movidos à gasolina baixa formação de depósitos em válvulas, bicos injetores e na câmara de combustão, proporcionando menor desgaste do motor, além de uma vida útil mais longa do lubrificante, mantendo a eficiência energética do motor.

As gasolinas aditivadas têm como base a Gasolina Comum. Conheça Petrobras Grid, a Gasolina Aditivada da Petrobras.

A Petrobras Distribuidora tem a maior rede postos oferecendo a Gasolina Comum e comercializa com exclusividade as gasolinas Petrobras Grid (IAD 87) e Petrobras Podium, de alta performance, com octanagem média de 97 unidades (a maior octanagem do mundo) e 30 mg/kg (ou ppm) de teor máximo de enxofre.

Composição de Preços de Venda ao Consumidor

Ao trabalhar no desenvolvimento dos nossos produtos, do poço ao posto, buscamos estar sempre focados na total satisfação dos nossos clientes.

Os preços cobrados por estes produtos, no entanto, não dependem exclusivamente da Petrobras. Tributos e margens de comercialização são alguns dos componentes do preço final ao consumidor. Nos itens abaixo é explicado como funciona a composição de preços, a cadeia de comercialização e o comparativo dos preços ao consumidor em vários países.

GASOLINA

Confira aqui como funciona a composição de preços da gasolina.

GÁS LIQUEFEITO DE PETRÓLEO

Descubra quais fatores atuam na composição de preços do GLP.

DIESEL

Confira aqui como funciona a composição de preços do diesel.

DÚVIDAS FREQUENTES

Como identificar se um posto Petrobras é participante do “De Olho no Combustível”?

Os postos Petrobras participantes do “De Olho no Combustível” possuem um galhardete e/ou faixa na cobertura dos postos com a identificação do programa. O consumidor pode solicitar também, no posto, o certificado de qualidade.

Como funciona o programa?

O programa “De Olho no Combustível” percorre os postos Petrobras com laboratórios móveis da qualidade, equipados com materiais para a realização de testes em campo, capacitando os responsáveis pela comercialização dos produtos, quanto ao recebimento, manuseio e armazenagem dos combustíveis.

Periodicamente, amostras são coletadas e enviadas a laboratórios das refinarias e do Centro de Pesquisas (CENPES) da Petrobras, que estão equipados com modernos recursos técnicos mundiais para uma análise mais completa da qualidade do produto. Havendo identificação de não conformidades, providências serão adotadas para a não comercialização do produto e imediatamente será acionado o rastreamento retroativo, para identificação das causas de alteração da qualidade no sistema de movimentação.

A cada visita do laboratório móvel da qualidade, o técnico químico atesta a qualidade dos produtos comercializados, certificando o posto, caso ele atenda aos requisitos necessários, estabelecidos pelo programa, para a certificação. Dentre estes requisitos, podemos destacar: estar com todos os produtos especificados, conforme padrões da Agência Nacional de Petróleo – ANP e comprovar que os mesmos foram adquiridos da Petrobras Distribuidora.

O que significa a sigla LMQ?

LMQ é a abreviatura de Laboratório Móvel da Qualidade, veículo conduzido por técnico químico e equipado com materiais de análise para a realização de testes em campo nos postos de serviços da Petrobras.

Quais são os requisitos exigidos pelo “De Olho no Combustível” para se certificar um posto?

Para um posto Petrobras ser participante do Programa “De Olho no Combustível”, ele precisa atender a requisitos que garantam que o produto que sai das bases de distribuição da Petrobras cheguem inalterado ao veículo do consumidor.

Estes requisitos são:

Estar com todos os combustíveis especificados, conforme padrões da ANP

Não possuir água em cada um dos tanques de gasolina e diesel

Possuir kit de instrumentos para análise dos produtos no ato do recebimento de CT e quando solicitado pelo consumidor

Apresentar todos os filtros limpos, inclusive os reservatórios, e em perfeito funcionamento

Comprovar a origem BR dos combustíveis comercializados através das 3 últimas notas fiscais, e/ou LMC (Livro de Movimentação de Combustível), e/ou dos resultados do processo de marcação, onde aplicável

Não comercializar lubrificantes de outras marcas. Somente Lubrax.

Todos os postos Petrobras são visitados pelo programa “De Olho no Combustível”?

São visitados todos os postos de serviços BR, certificados pelo Programa ou não.

O consumidor pode solicitar ao posto que seja feita a análise dos combustíveis?

Sim, em 07 de março de 2007, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) publicou a Resolução nº 9 que trata do controle da qualidade do combustível automotivo líquido adquirido pelo revendedor varejista para comercialização. De acordo com essa portaria, é de responsabilidade do revendedor, caso solicitado pelo consumidor, realizar o teste do combustível no posto.

Até que prazo o consumidor tem direito a fazer alguma reclamação de produto?

Segundo o artigo 26 do Código de Proteção e Defesa do Consumidor (Lei 8.078 – 11/9/90), o direito de reclamar caduca em:

I – 30 dias – produtos não duráveis

II – 90 dias – produtos duráveis.

Quais são os problemas causados pela adulteração de combustíveis?

A adulteração de combustíveis é o artifício desonesto usado por alguns postos e distribuidores para baratear o preço da gasolina e dificilmente pode ser identificada pelo consumidor, exigindo normalmente testes de laboratório.

O combustível adulterado corrói peças essenciais do motor do veículo, ocasionando aumento no consumo, perda no rendimento, entupimentos e falhas na bomba de combustível. Mas, quando percebidos, pode ser tarde demais.

Para enfrentar esta crise sem precedentes no setor, que contribui para agravar a crise brasileira, prejudicando o consumidor e também a sociedade, a Petrobras Distribuidora, líder no mercado de combustíveis, tem o melhor e mais estruturado programa de qualidade: o “De Olho no Combustível”.

Como é possível adulterar a gasolina se sua especificação é tão rigorosa?

As gasolinas produzidas pelas refinarias de petróleo possuem uma composição complexa. A sua formulação pode demandar a utilização de diversas correntes nobres, oriundas do processamento do petróleo. Essas correntes, dependendo sobretudo do tipo de petróleo refinado, poderão variar de participação e dosagens, conquanto garantida a especificação final.

Daí a dificuldade de se detectar alterações da gasolina, quando realizada sob critérios, controles e acompanhamentos químicos, mediante o uso de componentes que, embora mais baratos, conseguem mascarar o resultado, sobretudo quando os testes não são realizados em equipamentos tecnicamente avançados e próprios para tal finalidade.

É o caso da maioria das vezes que envolve, por exemplo, a mistura com solventes, que sempre é alvo de notícias policiais e que requerem o envolvimento de profissionais de laboratório, por não se tratar de falsificações amadoras e grosseiras.

Como posso reduzir o risco de abastecer meu carro com gasolina adulterada ou de má qualidade?

Os combustíveis são produzidos nas refinarias e são entregues aos postos pelas distribuidoras idôneas, inteiramente dentro das especificações. A possibilidade de contaminações involuntárias pelo manuseio, transporte e deslocamentos é absolutamente mínima. A mistura ou adulteração da gasolina é sempre feita com produtos de preços menores, visando é claro, um benefício econômico para o autor ou para aqueles que venham a participar de esquema, que culmina com o abastecimento e consumo do produto. Recomenda-se aos automobilistas que desconfiem dos preços excessivamente baixos e que procurem abastecer sempre em um único posto, facilitando a identificação nos casos de alguma ocorrência. Nas viagens é sempre recomendável solicitar a nota fiscal, para melhor garantia do consumidor. No caso de postos Petrobras, procure sempre os certificados pelo programa “De Olho no Combustível”. Não basta apenas o posto receber um produto com qualidade. É preciso que o produto seja manuseado e armazenado adequadamente para manter sua especificação. Isto é garantido dentro do programa “De Olho no Combustível” através de treinamento continuado e orientação às pessoas responsáveis no posto pelo recebimento e comercialização de combustíveis.